Prêmio Jabuti Acadêmico 2025: dois livros publicados pela Editora UFLA são finalistas
- Editora UFLA

- 7 de set.
- 2 min de leitura
Nesta terça-feira (22/7), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou a lista das obras que disputam o troféu Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. Duas obras publicadas pela Editora UFLA, cujos autores são pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), estão entre as finalistas. Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia especial prevista para o dia 5/8.
Os livros “Aplicações da genética quantitativa no melhoramento de plantas autógamas” e “Análise de dados espaciais com aplicações em R” concorrem no eixo “Ciência e Cultura”, entre os cinco finalistas nas categorias “Ciências Agrárias e Ciências Ambientais” e “Matemática, Probabilidade e Estatística”, respectivamente.
Os autores premiados recebem, além da estatueta, um prêmio de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas recebem uma estatueta do Jabuti.
Conheça as obras e os autores
“Aplicações da genética quantitativa no melhoramento de plantas autógamas”
Autores
“O livro tem como objetivo fornecer subsídios aos profissionais, inclusive discentes de graduação e pós-graduação, que se dedicam ao melhoramento genético, a partir de exemplos práticos obtidos principalmente com o feijoeiro, mas também aplicáveis a outras plantas. A genética quantitativa fornece os conhecimentos essenciais que os melhoristas de plantas necessitam na condução dos programas de melhoramento das plantas autógamas.”
----
“Análise de dados espaciais com aplicações em R”
“O livro mostra ao leitor como analisar dados espaciais utilizando o software R. Como o livro enfatiza a aplicação, sem perder o rigor na apresentação dos métodos, ele pode ser um texto introdutório de estatística espacial para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento tais como: estatística, geografia, epidemiologia, biologia, agronomia, meio ambiente, solos e outras.”
Sobre a premiação
O Jabuti Acadêmico está em sua segunda edição. A premiação, realizada pela CBL com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), está dividida em dois eixos: Ciência e Cultura, com 27 categorias; e Prêmios Especiais, que conta com a nova categoria Tradução, além Ilustração e Divulgação Científica. No total são 30 categorias.
O Prêmio Jabuti Acadêmico fundamenta-se na crucial importância dessa produção para o progresso cultural e científico de uma nação. De acordo com a organização, as obras originadas desses campos desempenham um papel fundamental no avanço do conhecimento, no aprimoramento das práticas profissionais e no estímulo à inovação.




Comentários